Se tem um lugar que eu amo no mundo é o Inhotim: o maior museu a céu aberto da América Latina é meu lugar no universo. Fui visitá-lo pela segunda vez e, dessa vez, levei dois dias pra visitá-lo sem pressa, no sábado e domingo do feriado de abril.
CHEGANDO NO PARQUE
Eu preferi usar o transporte que leva para o Inhotim, que aluguei pela Belvitur. Acho mais prático saber que tem um ônibus certificado e certinho pra me levar e trazer. A viagem leva 1h30, mais ou menos.
O parque abre às 09h30 pra todo mundo e, você precisa ativar seu ingresso pegando a pulseirinha que se difere pra quem só comprou o ingresso ou comprou também o transporte interno.
Eu super indico pegar o transporte interno. O parque é muito extenso e íngreme, no geral, você anda muito mesmo com o carrinho interno. No geral, é fácil se cansar porque você anda muito e o dia todo. Considere se quiser ter uma experiência ainda melhor.


TRÊS EIXOS DE ARTE
O Inhotim é dividido por 3 eixos de visita: laranja, rosa e amarelo. O eixo laranja é o maior e ele contém algumas das obras mais reconhecidas de lá. Eu preferi deixar um dia só pra esse eixo, deixando apenas a galeria da Varejão para o segundo dia.
No segundo dia, fiz a Galeria da Adriana Varejão logo pela manhã (de propósito) e segui para os eixos amarelo e rosa. Acho difícil fazer os 3 em um dia só mas, em dois, você consegue ver com o que mais importa aqui: calma. Pra se permitir desacelerar e entrar na experiência.
Uma dica? Use o mapa! Eu usei o app deles pra ver meus ingressos e quando os restaurantes abriam, por exemplo. Mas me entregar ao mapa e marcando com o lápis, os lugares, usando ele pra pensar e encontrar os caminhos que eu quero fazer foi uma das melhores coisas.




MINHAS OBRAS PREFERIDAS
Primeiro: você sabe que gostar é algo muito intuitivo, né? O que eu gosto não vai ser bem o que tu curte. Dito isso, vamos seguir.



Eu sou muito fã da Adriana Varejão e vocês devem imaginar que a galeria dela é a que eu mais me empolgo em ver; Também adorei ver as obras da Kusoma por lá - tanto a externa quanto a galeria; A Galeria Cosmococa e sua redinha pra deitar; O “Som da Terra” é a obra que mais me emociona - eu choro sempre; Adorei a exposição da Rivane Neuenschwander e a galeria do Cildo Meirelles.
obs: A galeria da Claudia Andujar é a minha favorita mas estava fechada pra manutenção.



COMIDINHAS E OUTRAS UTILIDADES PÚBLICAS (HAHA)
Tem diferentes opções de comida no Inhotim da comida mais requintada ao café com pãozinho de queijo.
Restaurante Tamboril - mais caro de todos porém com buffet liberado e cardápio muito bem feito (eu amei!).
Restaurante Oiticica - Comida a quilo, brasileira e bem gostosinha. Tem buffets de sobremesa e bebidas.
Hamburgueria - Eu comi lá no segundo dia e achei beeem gostoso. É do tipo hambúrguer simples com ingredientes bons e tamanho bem generoso. Valeu meu almoço!
Pizzaria do Teatro - Vende pizzas e é uma opção pra quem não quer comer um almoço normal.
Casa de Sucos - Tem açaí (oba!), salgados, sucos e outras coisinhas. Fica pertinho da galeria da Varejão e é uma delícia.
OOP Café - Tem em diferentes pontos e, inclusive, em BH também. O café é uma delícia e o pão de queijo também. Tinha opções no cardápio que não estavam disponíveis por lá, só não gostei dessa parte.
Café das Flores - Eu adoro esse porque o melhor pão de queijo do Inhotim é de lá! Sério, é muito bom! Tem bolinhos e algumas comidinhas também e fica ao lado da loja, na entrada do Inhotim.
- Tem fontes de água natural e gelada pelo parque todo. Leve a sua garrafinha! É mais prático e econômico.
- Vista roupas confortáveis e tênis (ou sapatos muito confortáveis). Você vai andar, tirar o sapato, sentar… enfim. Vai valer a pena se sentir o mais confortável possível.
- Carregue bem seu celular antes de ir. Tem lugares pra carregar mas não são muitos.
- Dá pra deixar a mala na entrada se o dia que for já precisar ir direto pra rodoviária/aeroporto. Não sei se paga, mas me ofereceram e achei interessante informar aqui.
- A lojinha tem muitos itens interessantes: imãs, caixas de fósforo, lápis, posters e outros itens mais de decoração e até para crianças.
Enfim, espero que eu tenha deixado aqui o máximo de informações pra servir como um guiazinho mesmo que te leve a ter uma ótima experiência por lá. Tem dois vídeos no meu canal no Youtube mostrando também minhas impressões a cada dia.
Espero que gostem! ❤️